Sabia que uma alimentação rica em alimentos quentes e gordurosos podem originar e/ou agravar a sinusite e rinite? E sabia que tais sintomas e patologias podem ser tratadas com Acupuntura?
Uma queixa muito frequente entre a população e muito frequente em clínica. Assim como a Rinite, a Sinusite surge na maioria das vezes como um problema crónico e com o qual muitas pessoas se habituaram a viver sem procurar outras soluções terapêuticas. Um dos medicamentos mais usados na Medicina Convencional para este tipo de sintoma e doença são os anti-histamínicos, os quais aliviam os sintomas, mas não tratam a patologia. Além disso, muitos anti-histamínicos provocam efeitos secundários como a sonolência, o que afecta depois o quotidiano da pessoa.
Na Medicina Tradicional Chinesa procuramos sempre diferenciar a sintomatologia, caracterizando as várias diferentes e possíveis manifestações da mesma. Por exemplo, se as secreções são transparentes, brancas ou amarelas pois isso indica-nos o grau de frio ou calor presente na pessoa e respectivos sintomas. Embora as excrecções na Sinusite tendam a ser mais espessas e amarelas e na Rinite mais líquidas e brancas, o quadro geral com os restantes sinais e sintomas dar-nos-á uma perspectiva mais clara do padrão de desarmonia e de temperatura envolvidos.
Além disso, é muito frequente ambas as patologias surgirem juntas como queixa pela mesma pessoa. Da mesma forma, procuramos compreender qual o (ou os) órgãos mais afectados para adaptar a direccção do tratamento correctamente. Na milenar compreensão e estudo desta Medicina é analisada as relações entre os órgãos e suas funções. No caso da Sinusite, podemos de imediato associar ao órgão Pulmão e sistema respiratório. No entanto, não quer dizer que este seja o único órgão e sistema afectado. A título de exemplo, é comum encontrar o Baço-Pâncreas e os Rins também debilitados, já que estes órgãos desempenham também importantes funções no metabolismo e circulação dos líquidos no nosso corpo. Dependendo dos restantes sinais e sintomas do paciente, ainda outros órgãos podem ser identificados como causas ou agravantes para a queixa em causa.
Também a alimentação é fundamental de ser avaliada. Nas consultas de Medicina Chinesa fazemos a revisão alimentar e sugerimos as respectivas recomendações de alteração na dieta, sobretudo quando se confirma a suspeita de que determinados alimentos que a pessoa ingere regularmente, estão a agravar a sintomatologia, como sendo lacticínios e derivados, alimentos picantes quentes, entre outros. De referir que a Dietética é um dos métodos terapêuticos utilizados na Medicina Chinesa, pelo que a alimentação constitui factor determinante não só para a nossa saúde em geral, mas também como tratamento de diversas patologias. Existem inclusive muitos alimentos bons, saudáveis e nutritivos, mas que pelas suas características de temperatura, sabor ou acção, possam não ser aconselhados em determinado momento e a determinada pessoa consoante o seu quadro clínico.
A Acupuntura tem demonstrado excelentes resultados neste tipo de quadros e sintomatologia. Além de aliviar os sintomas, beneficia os órgãos e as suas funções vitais, melhora o quadro geral de circulação dos líquidos, contribui para melhoria do sistema respiratório e imunitário, entre outros benefícios e efeitos. Mediante o caso, pode ainda ser utilizado outro método terapêutico como sendo a fitoterapia, através do aconselhamento de plantas medicinais sob a forma de chá, comprimidos, sprays ou suplemento.
Ana Sofia Rodrigues
Especialista em Medicina Tradicional Chinesa