Uma dieta diversa e equilibrada é essencial para a manutenção do bem-estar cognitivo e emocional. Praticar um padrão alimentar mais integral e completo e evitar o consumo de fast-food e outros alimentos refinados tem-se demonstrado eficaz no controle e redução da ansiedade, depressão e insónia.
Existem algumas regras base que pode seguir para começar ativamente a combater os efeitos do stress e a aumentar a produtividade na sua vida profissional e pessoal.
Beba 1.5lt a 2lt de água ao longo do dia. O funcionamento correto dos seus neurotransmissores depende da água.
Não salte refeições. Deve ingerir refeições leves a cada 3-4 horas para evitar estados de hipoglicemia, produtividade cognitiva reduzida e instabilidade emocional.
Evite alimentos e bebidas que aumentem o ritmo cardíaco como o café, refrigerantes açucarados, bebidas energéticas, chá-verde ou preto, picantes e gengibre. Aumentar o ritmo cardíaco pode levar a estados de ansiedade e perturbação do sono.
Evite consumir alimentos ricos em gorduras saturadas e principalmente gordura de origem animal. Estudos indicam que o consumo excessivo de gorduras saturadas não só prejudica o normal funcionamento do cérebro como promove inflamação em algumas das suas estruturas.
Evite o consumo de bebidas alcoólicas. O consumo excessivo destas bebidas altera a resposta cognitiva e emocional e promove a deficiência na absorção e utilização de algumas vitaminas e minerais importantes para o normal funcionamento do cérebro.
Dê preferência ao consumo de peixe, carnes brancas, ovos, leite e derivados. Estes são ricos em triptofano que é um nutriente importante na prevenção da irritabilidade, hipersensibilidade. Também são ricos em vit. B12 que é essencial na prevenção da depressão, fadiga e falta de concentração.
Dê preferência a azeite, frutos oleaginosos e sementes. Ao consumirmos estes alimentos estamos a receber ácidos gordos essenciais que são de extrema importância para melhorar a memória, reduzir a inflamação cerebral e melhorar a resposta ao stress.
Dê preferência a cereais integrais, tubérculos e leguminosas. Estes têm fibras que vão normalizar a glicemia e vitaminas do complexo B que vão proteger o sistema nervoso, prevenir a fadiga e promover a qualidade do sono.
Dê preferência a alimentos ricos em Vit.C como os citrinos, morango, tomate e hortícolas verdes. O consumo regular deste nutriente previne stress oxidativo neuronal e o envelhecimento da massa cinzenta.
Verifique se algum alimento, bebida ou medicação que está a tomar afeta o normal funcionamento do seu intestino. A inflamação intestinal e a alteração do equilíbrio da sua flora poderá estar a impactar o normal funcionamento do seu sistema nervoso. Peça orientação dietética a um profissional de saúde caso identifique tais alterações.
Miguel Antunes
Nutricionista