Medicina Chinesa no tratamento da sua Hipertensão

A Hipertensão Arterial caracteriza-se por elevada pressão do sangue no sistema circulatório. Afecta quase 30% da população, sendo de maior incidência nas mulheres.

Para a Medicina Ocidental, a maioria das causas são idiopáticas, cerca de 90% respectivamente – ou seja, a sua causa é desconhecida. Outras causas conhecidas estão associadas à hereditariedade, a doenças renais, doenças hormonais, a uma alimentação incorrecta e deficiente em nutrientes, à obesidade e a outras doenças como o diabetes.

Entre os vários sintomas destacam-se as tonturas e vertigens, zumbidos, dores de cabeça e visão turva. Também o sono pode ser afectado por esta condição. Ao nível de tratamento recomendam os medicamentos vasodilatadores e diuréticos – que aumentam a produção de urina – e ao nível alimentar recomenda-se a redução de consumo de sal.

Actualmente, uma grande parte da nossa população encontra-se afectada por esta condição e é medicada para o efeito. Na abordagem convencional, uma vez que as causas são desconhecidas em boa parte, a maioria destes casos são medicados para o resto da vida.

Para a Medicina Tradicional Chinesa, a Hipertensão está associada a desordens e distúrbios emocionais, a dieta imprópria, a stress e excesso de trabalho e esforço prolongado. Pode igualmente estar associada a problemas endócrinos e a factores genéticos.

No entanto, é importante ressalvar que na maior parte dos casos, esta patologia é possível de ser controlada e tratada através de métodos naturais.

Como em uma boa parte das doenças, a Alimentação e as Emoções são factores determinantes para melhorar esta condição. Ainda que existam factores genéticos e hereditários, é sempre possível melhorar alterando estilos de vida e procurando soluções naturais, que levam consequentemente a diferentes e melhores resultados.

Ao nível da Alimentação, é necessária a avaliação e despiste da habitual dieta do indivíduo, a fim de averiguar se o consumo dos alimentos regulares que ingere, potenciam e agravam a subida da Tensão Arterial.

Nos dias que correm, o sistema nervoso encontra-se fortemente afectado. Vivemos momentos muito desafiantes e inconstantes, pelo que a maioria das pessoas vive sob grande tensão, quer seja esta física, mental ou emocional.

Explica-se na Medicina Chinesa, que a energia do órgão Fígado é responsável pela boa gestão emocional. Este órgão, tem também como sabemos, influência e importante papel no processo digestivo. Ao nível emocional, cabe ainda referir que emoções como raiva, irritabilidade ou frustração estão directamente associadas ao Fígado.

Uma das típicas descrições em clínica com subidas de tensão arterial referidas pelos pacientes, é o calor na cara, acompanhado de pressão na cabeça e zumbidos nos ouvidos. Estes sintomas são clássicos e associados aquilo que consideramos num diagnóstico de padrões clínicos e energéticos na Medicina Chinesa, de “subida de Yang do Fígado” – a energia do Fígado “exalta-se” e sobe, elevando o calor ao alto, originando pressão na cabeça e nos ouvidos.

A “exaltação” da energia do Fígado é, infelizmente, cada vez mais comum nos actuais dias que correm. Outros sintomas comuns associados a esta condição envolvendo o Fígado podem incluir insónias e pesadelos, inquietação, impaciência e irritabilidade fácil, visão turva, para além dos já referidos anteriormente como dores de cabeça, tonturas e zumbidos.

Outras condições podem estar associadas à energia e funções dos Rins, bem como a desarmonias entre o Yin e o Yang – nestes casos, é comum a pessoa ter também outras queixas e sintomas como dor nos joelhos ou tornozelos, lombalgias, membros frios e insónias.

A avaliação inicial em consulta clínica, permite analisar o quadro de cada caso em particular, de forma a traçar o melhor plano terapêutico, o qual pode incluir Acupuntura, revisão da Alimentação e Dietética, Fitoterapia, entre outras técnicas e abordagens.

Importante ressalvar a eficácia nos resultados do controlo da Hipertensão com a Acupuntura. A frequência e número das sessões dependem da antiguidade e gravidade da condição do paciente. Também alguns simples chás podem ajudar a controlar uma crise de tensão alta, como o chá de Flores de Oliveira (hipotensor) ou de Passiflora (sedativo e hipotensor).

Ana Sofia Rodrigues
Especialista em Medicina Chinesa e Desenvolvimento Pessoal.

terapia-sacro -craniana-artigo-blog-clinica-do-ser-ramada-odivelas

Terapia Sacro Craniana

A Terapia Sacro Craniana foi desenvolvida pelo médico e osteopata americano Dr. John Upledger, após um estudo científico intensivo entre 1975 e 1983, enquanto professor de biomecânica e investigador clínico na Universidade Estatal de Michigan nos Estados Unidos da América.

Leia mais +