O Hipnoparto pode ser caraterizado como um conjunto de técnicas de hipnose utilizadas para gerir a ansiedade e dor antes, durante e após o parto.
De acordo com o médico psiquiatra Erickson (1901-1980), a Hipnose é um estado alterado de consciência em que a pessoa se concentra na voz do terapeuta para se focalizar nas suas emoções e permite-nos aceder ao inconsciente de uma forma natural, encontrando soluções para os nossos problemas/bloqueios. As defesas do indivíduo baixam, sendo que fica mais recetivo a sugestões dadas ao inconsciente para atingir o seu objetivo terapêutico.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a hipnose pode ser utilizada como técnica coadjuvante e 90% das pessoas conseguem entrar em estado de hipnose.
“A hipnose é um procedimento durante o qual um pesquisador ou profissional da saúde, sugere que um cliente, paciente ou indivíduo experimente mudanças nas sensações, perceções, pensamentos ou comportamento” (American Psychological, Association, 1993)
A Hipnose Clínica ajuda na preparação para o parto, assim como na recuperação pós-parto, ou seja, para além de poder ser usada em todo o processo gestacional, permite um relaxamento psicológico (diminuição da ansiedade) e fisiológico (ajudando os músculos a trabalharem da forma certa durante o parto), reduzindo a necessidade do uso de anestesia durante o parto. O medo e a tensão, que muitas vezes surgem à medida que se aproxima o parto, ativam o sistema simpático, aumentando as dores no parto, podendo estas ser diminuídas com o uso de técnicas de hipnose (Dick-Read, 1943).
A literatura demonstra a eficiência da Hipnose para a obtenção de resposta analgésica eficaz, ou seja, a mulher tem consciência das contrações, no entanto ao utilizar técnicas de relaxamento através da hipnose, liberta endorfinas, consideradas os analgésicos naturais do corpo humano, que a ajudam a regular a perceção da dor, reduzindo o stress e a ansiedade.
Para além da redução de ansiedade e dor durante o parto, o Hipnoparto apresenta outros benefícios:
– Diminui o desgaste físico da mãe e do bebé durante o parto;
– Diminui o medo e ansiedade durante a gestação;
– Ajuda a recuperação no pós-parto;
– Diminui o risco de depressão pós-parto;
– Diminui o desconforto físico durante a gestação;
– Aumenta o autocontrolo emocional durante o parto.
Como se processa o Hipnoparto?
Apesar de a mãe e o pai poderem utilizar técnicas de Hipnose durante o parto (Cocco, 2015), deverá haver antecipadamente uma preparação com um profissional de saúde devidamente qualificado em Hipnose Clínica.
A mãe pode aprender exercícios de relaxamento e de respiração, utilizando sugestões positivas e visualização de imagens agradáveis que permitem relaxar e controlar a dor, o pai também pode participar no processo. Assim, podemos afirmar que o Hipnoparto proporciona aos pais e ao bebé um conjunto de experiências positivas a nível físico e emocional (Cocco, 2015).
Ainda existem alguns mitos sobre a Hipnose Clínica, por isso é extremamente importante os pais estarem devidamente esclarecidos do que acontece quando a pessoa experimenta técnicas de Hipnose.
Dra Ana Pinto
Psicologa e Hipnoterapeuta Clínica
Psicóloga Clínica-cédula profissional nº 015416
Gostou do que leu? Então siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube. Fique atento ao nosso blog.