(história e conceitos para uma melhor compressão)
A Osteopatia foi desenvolvida e fundada em 1974 pelo médico cirurgião norte-americano Andrew Taylor Still.
Os estudos de Still inicialmente baseavam-se no estudo da anatomia e fisiologia e das suas relações estruturais e funcionais dos ossos, nervos, músculos e órgãos. Concluindo que o corpo apesar de complexo é uma unidade só, onde todas as estruturas desempenham o seu papel e todas as funções e estruturas estão interligadas. Utilizou assim o sistema musculosquelético como ponto de referência para compreender os problemas clínicos e os seus processos patológicos.
O termo Osteopatia é composto por Osteon, que significa Osso, e Pathos que significa dor. Considerada então uma forma de medicina complementar, a osteopatia tem como grande objetivo uma união do funcionamento de todas as estruturas do corpo humano, atingindo assim um equilíbrio.
Utilizada como ferramenta para um maior bem-estar, esta terapêutica é cada vez mais utilizada em recém-nascidos, crianças, adultos e até em idosos. Tratando então inúmeras situações, tais como, dores de coluna, hérnias de disco, ciatalgia, tensões na articulação ATM, dores de cabeça, tensões musculares, restrições de movimento, entre outros.
A Osteopatia tem vindo a crescer ao longo dos anos, sendo cada vez mais procurada. Tem-se demonstrado, através de vários testemunhos, que existe maneira de se conseguir atingir um equilíbrio entre as estruturas e assim proporcionar uma melhor qualidade de vida motivada pela ausência ou redução da dor.
Dra Margarida Nunes
Osteopata – C-0031209