Com tantas informações que existe na internet, fica difícil confiar e acreditar que todas as dicas divulgadas sejam verdade. Por isso, resolvemos acabar com as dúvidas e desmitificar algumas crenças (e verdades) sobre os procedimentos estéticos mais procurados no momento:
Cremes anti idade não funcionam. MITO!
– Quando bem indicados, e quando as recomendações dos especialistas são seguidas com disciplina, os tratamentos com cremes específicos funcionam perfeitamente. Inclusive, muitas vezes, podem retardar a necessidade de cirurgias ou tratamentos estéticos mais invasivos.
O rosto perde volume ao longo dos anos. VERDADE!
– Isso ocorre por conta da perda de ácido hialurónico, uma substância produzida naturalmente pelo organismo e que cumpre a função de reter água, além de deixar a pele mais hidratada e volumosa. Com o passar dos anos, o ácido hialurónico natural presente na pele se degrada e o organismo envelhecido diminui a sua capacidade de reposição.
Consumir sal em excesso aumenta as hipóteses de ter celulite. VERDADE!
– Em parte, sim, é verdade. A redução do consumo de sódio é considerada um passo importante no tratamento da celulite. Isso ocorre porque o sal excessivo no organismo causa retenção hídrica e pode agravar o quadro. Por isso, é aconselhável seguir uma alimentação equilibrada, não somente com fibras, vegetais, proteínas e temperos naturais, mas também com pouco sal.
Homens e crianças não têm celulite. MITO!
– Tanto homens como mulheres podem ter celulite, a diferença está na estrutura dos septos de gordura de cada um – nas mulheres, esses septos são mais predispostos à celulite. As alterações hormonais também acabam facilitando a formação do problema.
Lipoaspiração resolve a celulite. MITO!
– A lipoaspiração é um procedimento de remoção de gordura e, portanto, não trata a celulite e a pele do corpo. Em alguns casos, após a cirurgia, as marcas da celulite podem até ser agravadas, pois a operação pode gerar um certo grau de flacidez.
As hormonas têm um papel fundamental na formação de estrias. VERDADE!
– Em causa está o estrogénio, hormona que gera um processo chamado de catabolismo, que degrada a elastina na pele. Dessa forma, ela perde a sua elasticidade natural quando os níveis hormonais não estão equilibrados.
Estrias vermelhas são as mais fáceis de tratar. VERDADE!
– As estrias vermelhas são as mais recentes. Nelas, o tecido ainda possui fibra elástica, o que permite o seu recondicionamento rápido e a diminuição dos espaços entre os sulcos. Consequentemente, as estrias brancas podem ser suavizadas, de forma a melhorar seu aspeto e cor ou até mesmo eliminadas, mas para isso são necessárias mais sessões de tratamento. Isso acontece porque, nessas, o grau de rompimento já está avançado – ou seja, a estria já é uma cicatriz.
Hidratar o corpo previne estrias. VERDADE!
– Com cremes à base de ureia, lactato de amónia e óleo de amêndoas, principalmente durante a gestação. O creme hidratante ajuda a lubrificar a camada externa da pele, tornando-a mais flexível. Beber bastantes líquidos, principalmente água, também ajuda.
Conhece mais alguns destes mitos? Conte-nos tudo ao deixar o seu comentário.
Gostou do que leu? Então siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube. Fique atento ao nosso blog.