As cólicas ocorrem quando os músculos contraem involuntariamente, não relaxando a seguir. Podem ser causadas por diversos fatores, tais como o exercício intenso, stress, excesso de esforço ou desidratação. As mulheres, no entanto, estão muito familiarizadas com um tipo diferente de cólicas que podem ocorrer mensalmente. Infelizmente, as cólicas menstruais são muito frequentes no ciclo menstrual de uma mulher, sendo normalmente causadas por flutuações hormonais que provocam contrações uterinas. As cólicas mais usuais causam um leve desconforto sendo geralmente denominadas por dismenorreia. As cólicas menstruais extremas ou incapacitantes são categorizadas como dismenorreia secundária, e podem ser uma indicação de problemas médicos ou ginecológicos graves, como a endometriose, doença pélvica, quistos uterinos ou miomas.Uma mulher que sinta uma dor aguda, grave e debilitante, deve sempre consultar o seu ginecologista. Se o desconforto é leve, existem inúmeras soluções naturais para aliviar as cólicas e diminuir o desconforto associado com o ciclo menstrual comum.
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) pode ajudar a diminuir as dores e desconfortos menstruais de uma forma eficaz e permanente. Combinando a Acupuntura, a Massagem TuiNA e a indicação de fitoterapia os resultados são duradouros. Esta terapia regula a circulação sanguínea, tonifica os músculos e ajuda a reequilibrar o sistema hormonal. Além disso, pode ser combinada com outras práticas terapêuticas como a osteopatia visceral e a reflexologia.
Eis outras soluções naturais que poderão ser uma grande ajuda:
1. O calor pode ajudar a aliviar os músculos. Usar uma toalha quente, saco de água quente ou almofada de aquecimento para aliviar as suas dores. Um banho quente, duche quente ou sauna são métodos igualmente eficazes para reduzir as cólicas menstruais. No tratamento de MTC é frequente utilizar-se a lâmpada TDP que gera calor.
2. A massagem suave é uma ótima maneira de combater as cólicas menstruais, uma vez que serve para relaxar o sistema nervoso e promover um fluxo suave de sangue. Na consulta de MTC, é aplicada a Massagem TuiNa onde se trabalham áreas-chave para alívio dos sintomas.
3. Vários estudos científicos têm mostrado que certas vitaminas e suplementos alimentares podem ajudar a reduzir significativamente as cólicas e outros sintomas associados com o ciclo menstrual. A vitamina E, a vitamina B1 (ou tiamina), a vitamina B6 e o Ômega-3 são suplementos que reduzem comprovadamente as cólicas, enquanto o zinco e o cálcio para além de reduzirem dores menstruais, diminuem o inchaço e os sintomas da Tensão Pré-Menstrual.
4. Equilibrar a dieta, reduzindo a ingestão de cafeína, sal e açúcar durante a semana que antecede a menstruação. Aumentar o consumo de alimentos ricos em cálcio, Ômega-3 e vitaminas B, recorrendo a vegetais verdes folhosos e ao peixe, sendo estes os alimentos ideais para consumir antes e durante o seu ciclo menstrual.
5. A desidratação intensifica as cólicas menstruais. Antes e durante o período menstrual é conveniente beber muita água e líquidos. Muitos nutricionistas, homeopatas e outros especialistas em medicina natural recomendam beber chás de ervas como sejam a camomila, hortelã, lúpulo, gengibre, tomilho ou a semente de linhaça pelo seu efeito de redução da intensidade das cólicas menstruais.
6. Muitas mulheres aliviam as dores menstruais através da aromaterapia. Óleos essenciais específicos têm fama de ter efeito relaxante sobre a mente e o corpo. Experimente óleos específicos, como camomila, alecrim, lavanda, sálvia, gengibre, cipreste, e manjerona.
Gostou do que leu? Então siga-nos no Instagram, no Facebook e no Youtube. Fique atento ao nosso blog.